7 dicas para ser produtiva quando você está desanimada!


Eu amo o meu trabalho, mas nem todos os dias estou animada para cumprir as tarefas que tenho para fazer. Isso também acontece com você? Acho que sim. Mas existem alguns pequenos truques que me ajudam a completar o serviço e quero compartilhar com você, porque podem te ajudar também!

1. PREPARE O AMBIENTE

Como eu já disse aqui no blog, trabalhar em um espaço limpo e organizado é fundamental para te ajudar a produzir mais. Talvez você seja adepta da "bagunça organizada" e não consiga trabalhar de outra forma, mas tente pelo menos deixar a sua mesa de trabalho o mais livre e arrumada possível. Também procure uma forma de se concentrar. Eu, por exemplo, me concentro com silêncio absoluto. Quando não é possível, coloco o fone de ouvido, ligo a música no último volume e faço o que tenho que fazer. Parece estranho, mas funciona.

2. FAÇA LISTAS

As listas ajudam a mapear as tarefas do dia e a manter o foco para cumprir todas elas. Inclua desde tarefas fáceis até as mais complexas e vá riscando à medida que finalizar cada uma delas. Conforme a lista vai diminuindo, você fica cada vez mais motivada a concluir.

3. CERQUE-SE DE POSITIVIDADE

Eu adoro frases motivacionais. Acho que dão um impulso para não desistir e lembrar de que é preciso persistência. Se você também é assim, eu fiz um papel de parede especialmente para você. Também cerque-se de pessoas positivas, que te incentivem, e de coisas legais. Tem algumas que me inspiram muito, então procuro me cercar delas. Faça o mesmo: pode ser um vasinho na mesa, um quadro com fotos de filhotes, um porta retrato da sua família. Descubra o que funciona para você e se encha disso.

4. PERMITA-SE UM TEMPO

Tem horas que realmente não dá para continuar trabalhando. Permita-se um tempo, sem culpa. Levante, tome um café, dê uma volta, converse um pouco. Às vezes precisamos desses alívios de stress. Quando acabar o tempo, volte ao trabalho.

5. CRONOMETRE O TEMPO

Complementando a dica aí de cima, estabeleça um período em que você vai parar. Dez minutos, uma hora, um dia. Seja rigorosa e não fique prolongando o que você estabeleceu inicialmente, porque pode ser um desastre.

6. TENHA UMA COMPENSAÇÃO

Estipule uma compensação pela conclusão das tarefas mais complexas. Pode ser um descanso de dez minutos, um chocolate quente, um sorvete no fim do dia, um cinema a noite, um jantar bacana, uma visita aos amigos, enfim. Coloque metas, cumpra e seja recompensada.

7. BEBA CAFÉ

Não precisa ser café. Pode ser qualquer bebida estimulante, que te dê energia e ajude a concentrar (Coca-cola, Red Bull, chá preto, chocolate quente, chá verde, etc).

DICA BÔNUS: Cuidado com as redes sociais. É capaz de você parar para olhar só dez minutinhos e gastar a tarde toda. Evite a tentação. Feche a janela do Facebook. Deixe o celular com o visor virado para baixo. Desative os sons do aparelho, exceto mensagens e ligações. Isso já vai te ajudar demais!

Tem mais alguma dica?
Compartilha com a gente! :)

2 comentários:

  1. Amei seu blog!!!
    Vce é mto cuidadosa c suas postagens e tem dicas incriveis!!
    Vanessa Araujo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.